sábado, 12 de julho de 2014

Aprenda a dormir como um bebê!


Com toda correria pela qual passamos todos os dias, muitas vezes nos sentimos cansados, sem disposição e desmotivados. 

Quem nunca tomou aquele litro de café antes de uma reunião para tentar ficar acordado ou dispensou uma noite de sexta-feira com os amigos por causa do cansaço. E aquele monte de olheiras horrorosas que não somem de jeito nenhum!

Sei que isso é familiar =)

E tudo isso pode ser por problemas no sono! Isso mesmo, aquela coisa que todo mundo precisa mas nem sempre tem =(


Muito mais que colocar o corpo em modo "dormir"

No livro, "Fit for Life II: Living Health", os autores Harvey e Marilyn Diamante listam o sono como o quarto elemento mais importante da saúde depois de ar, água e comida

Com toda agitação das nossas vidas modernas acabamos deixando o sono de lado achando que não é tão importante e que não vai fazer mal. 

(Quem nunca ficou até as 4 da manhã preparando um relatório ou um trabalho da faculdade/pós e saiu no outro dia 7 horas pro trabalho?)

Energia é o que nos mantém funcionando. Quando ficamos sem energia, estamos em um estado de enervação. O sono é quando o corpo regenera energia mesmo enquanto outros processos importantes também estão acontecendo - a reparação de tecidos, cura, substituições de células, e os resíduos se movendo para a eliminação. Quando você limita o sono, você para os mecanismo de recarga de energia natural do seu corpo. 

É como utilizar seu gadget mas não ter um carregador disponível para carregá-lo: chega uma hora que acaba!

E esse negócio de dormir demais?

Sabemos então que o sono é importante, mais quanto dele é suficiente? DEPENDE!

Depende de quanta energia você gasta durante o dia, depende da qualidade do sono e por isso tem pessoas que se sentem "carregadas"com 6 horas de sono, enquanto outras precisam de 10.

O importante é ouvir do seu corpo o quanto ele precisa. Ele avisa quando os níveis estão muito baixos e te desperta quanto estiverem carregados. 

(Sei que não dá pra fazer isso todo dia, muitas vezes temos que acordar cedo pro trabalho e chegamos tarde em casa. Mas uma hora ou outra você tem que parar e ouvir seu corpo!)



Qualidade e Quantidade

Alarme configurado, luzes apagadas e todo seu corpo clama por um sono revigorante... 

Só que, algumas horas mais tarde, você ainda está olhando para o teto, e repassando cenas do seu dia, pensando nas coisas que tem que fazer no dia seguinte. Como lidar com isso? 

Existem alguns fatores que afetam a qualidade do sono, são eles:

  • Alimentos


Um dos vilões mais citados é o café, mas ainda sim existem pessoas que são resistentes a ele. Por outro lado, um jantar pesado também pode afetar a qualidade do seu sono. Comer muito no jantar (especialmente carne) requer que o organismo gaste mais energia para digestão. Uma dica é não comer depois das 20:00 ou no prazo de 2 horas antes de dormir. Senão a comida é mal digerida já que estamos com a bateria descarregada. =)

  • Ar


Durante o sono, o processo de assimilação - absorção de nutrientes dos alimentos digeridos - também ocorre. 

Oxigênio do ar fresco é necessário e auxilia muito esse processo. 

Lembrando que nós inalamos o Oxigênio benéfico e expelimos o Dióxido de Carbono, que é prejudicial.

Se você dorme em um lugar fechado, você está respirando o "ar viciado", então não se surpreenda se você acordar cansado. E quanto mais pessoas compartilharem esse espaço com você, pior é o ar (dióxido de carbono) que você respira.

Abra sua janela para permitir que o ar fresco circule. Desligue o ar condicionado. Use um pequeno ventilador portátil colocado a uma distância confortável de você. 

Você economiza em energia e ganha um som suave para embalar seu sono.

  • Luzes


Durante a noite, o corpo produz naturalmente o hormônio indutor do sono, a melatonina, cuja principal função é regular o sono. Num ambiente escuro e calmo, o organismo aumenta os níveis de melatonina, causando sono.

A luz, por sua vez, afeta a capacidade do organismo de produzir esse hormônio. Durante a temporada de inverno, quando as noites são mais longas, o corpo produz melatonina no início da noite. Por outro lado, as luzes do seu quarto vão abrandar a produção de melatonina

Coloque uma máscara de dormir ou amarre um lenço em torno dos olhos para simular a escuridão necessária para obter um sono de qualidade. Isso funciona muito bem quando você precisa de um cochilo durante o dia.

  • Exposição a Campos Eletromagnéticos (CEM)


CEM é uma área invisível de energia que envolve dispositivos de fiação e elétricos. Joseph Mercola (medicina alternativa e osteopatia) explica os componentes CEM. 

"Campo elétrico é criado por tensão ou a força que empurra a eletricidade através de fios. Os campos elétricos podem ser protegidos fisicamente por paredes ou outros obstáculos. 

O campo magnético é criado pela corrente ou quantidade de electricidade que está sendo empurrada e é preocupante porque pode viajar através de barreiras em longas distâncias e é difícil de bloquear."

Exposição a CEM vem de telefones celulares, computadores e internet sem fio, telefones portáteis sem fio, despertadores elétricos, lâmpadas e fiação, entre outros. 

O conselho do Dr. Mercola: Desligue tudo que é elétrico em sua área de dormir, incluindo Wi-Fi, telefones celulares e telefones portáteis. Posicione sua cabeça pelo menos de 3 a 6 metros de tomadas elétricas.


Exercícios

A pesquisa intitulada "2013 Sleep in América Poll"  feita pela Fundação Nacional do Sono entrevistou 1.000 adultos entre as idades de 23 e 60 e teve os seguintes resultados: 

  • Pessoas que fazem exercícios reportaram um sono melhor. 
  • Não-praticantes são mais sonolentos durante o dia. 
  • Exercícios a qualquer hora do dia parecem ser bons para o sono. 
  • Menos tempo sentado está associado a um melhor sono e saúde. 
Este é o primeiro resultado da pesquisa, e mostra que passar muito tempo sentado pode afetar negativamente a qualidade do sono. 

O exercício aeróbico (20-30 minutos) melhora a qualidade do sono, mas tente não se exercitar dentro de duas horas antes de dormir. É melhor pular a parte do exercício se você dormiu mal na noite anterior.


Outras dicas


  • Bebidas que contém cafeína devem ser consumidas no período da manhã. A partir das 14:00, mude para suco de frutas ou água. 
  • Tente não usar o quarto, exceto para dormir e intimidade, para ganhar "controle de estímulos" que associam o quarto ao sono. Se você precisa ler na cama, use uma luz em cima do livro para evitar a luz direta nos olhos. 
  • Tente dormir no mesmo horário todas as noites para que seu organismo entre num ritmo.
  • Use as técnicas Jacobsonian de relaxamento muscular.

Michael Breus, PhD 

E se você acha que dá muito trabalho zelar por uma boa noite de sono, leia o texto novamente.

Você está disposto a sacrificar a sua saúde, relacionamentos e carreira devido a um enfraquecimento do sistema imunológico, prejudicar sua mente e ficar irritado ou ter falta de atenção? 


Dormir melhor te ajuda a ter uma vida melhor!*






*O texto de hoje é uma adaptação de Learn How to Sleep Like a Baby do Lifehack.

Um comentário:

  1. "Exposição a Campos Eletromagnéticos"

    Faço tudo errado! Durmo ao lado da tomada, iPad e iPhone carregando, Roteador Wireless e PC... :/

    ResponderExcluir