terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Otimizando seu tempo - Dicas da Samy

Oi pessoal, hoje vou contar pra vocês como tenho otimizado meu tempo com algumas decisões bem simples. =)

No meu primeiro post do ano - A Lei de Pareto & o Ano Novo - eu contei como fiz uma avaliação de vários aspectos da minha vida a fim de tomar decisões melhores, principalmente sobre meu tempo e como eu o gasto.

Depois disso mudei alguns hábitos e tenho tido bons resultados, é isso que compartilho hoje e espero que inspire vocês a fazer o mesmo!

Contextualizando um pouco minha rotina: eu acordo entre 5-6 horas e gasto cerca de 2 horas pra chegar ao trabalho; minha jornada de trabalho é de 8 horas diárias (+1 do almoço) e depois disso mais 2 horas para voltar pra casa. Tem dias que são exceção, por exemplo as quartas e quintas eu tenho MBA das 19 as 22, e chego em casa pouco antes da meia noite (pra acordar entre 5-6 horas de novo no outro dia). Alguns dias por mês eu faço home office, ou seja, cumpro minhas 8 horas de trabalho em casa e economizo as 4 horas de trânsito. Em outros dias dou aula ou no sábado de 9-18, ou duas vezes por semana de 18-20. Nos fins de semana eu geralmente estou fazendo um curso online ou estudando alguma coisa.

Ou seja, já começo a semana com a agenda bem lotada! E sei que muita gente passa pelo mesmo.


Agora que você conhece minha "história de vida", vamos as dicas que tem me ajudado bastante:

Aproveitando melhor a leitura: Post-its e Posts



Eu amo ler! (já falei isso em vários outros posts como nesse: A Becky Bloom que existe em mim) mas não sobra muito tempo pra sentar e ler em casa. Então eu tento aproveitar algumas horas no ônibus ou antes das aulas para ler alguma coisa, seja ficção ou livros técnicos.

Quanto a ficção é bem tranquilo, já que você lê as histórias e fim.

Agora, ler no ônibus me acarreta um problema quando o assunto são livros técnicos (ou seja, relacionados a minha profissão). Geralmente você precisa ler com bastante atenção, e como é muito conteúdo, apenas ler acaba sendo desperdício de tempo, já que depois de una meses você vai acabar esquecendo o que leu. Alguns desses livros precisam até mesmo de prática para que o conteúdo seja melhor fixado.

Um hábito que tem me ajudado muito nisso é, no caso de eBooks, fazer anotações no próprio aplicativo (no meu caso, o Kindle) e no caso dos livros físicos, usar Post-its com as anotações (tenho muita pena de escrever nos livros). Os post-its ajudam também a focar nas partes mais importantes, já que o espaço para as anotações é limitado.

Além disso, depois de terminada a leitura, escrever posts sobre as partes mais interessantes do assunto me ajuda a fixar mais o conteúdo, e serve para posterior consulta.

Começando o dia bem:



Pra começar bem a minha jornada diária eu leio alguns versículos da Bíblia usando o aplicativo Holy Bible, nele eu monto alguns planos de leitura para todos os dias e é a primeira coisa que faço quando estou no ônibus. É minha forma de começar o dia em paz.


Me mantendo informada:


A internet nos oferece um monte de sites de notícias e um monte de conteúdo e muitas das vezes acabamos deixando de ler sobre assuntos que nos interessam simplesmente porque somos bombardeados por uma enxurrada de informações.

Eu tenho usado o Flipboard, nele eu cadastro todos os sites que me interessam e de manhã recebo a "Edição do Dia" com o resumo das principais notícias. Faço isso no ônibus de manhã também.

Um bom café...

A primeira coisa que faço ao chegar no trabalho é tomar um bom café da manhã (não dá tempo de tomar em casa né), que além de repor as energias também me ajuda a esquecer um pouco o stress que é enfrentar o trânsito do Rio de Janeiro.

... e depois concluir uma atividade

Assim que termino o café, pego logo a primeira tarefa do dia pra fazer (e concluir), isso me ajuda a pegar o ritmo do dia de trabalho.

Ter uma lista de atividades:




Não precisa planejar seu próximo um mês de vida, mas vale ter pelo menos 2 dias planejados com antecedência. Assim, de manhã você já sabe exatamente o que deve fazer.

As atividades profissionais acabam sendo mapeadas no trabalho mesmo, para as atividades pessoais eu uso o Trello, mas não abro mão de uma agenda física para as coisas principais daquele dia.


Menos e-mail == Mais vida:

Quanto menos você ler seus e-mails, mais feliz você será. =)
Checá-los de duas a três vezes por dia é mais que suficiente. Se alguma coisa for urgente, as pessoas vão te procurar e falar pessoalmente.

Menos Facebook... bem menos...

O ser humano é procrastinador por natureza, o Facebook só potencializou isso.

Está entediado com a sua atividade atual? Acesse o Facebook pra relaxar...

O problema é quando esse relaxar significa meia hora, mais de 10 vezes por dia. Você acaba perdendo 5 horas em um dia. (tem um aplicativo que informa quanto tempo você gasta na rede)

Eu fiquei quase 1 ano com o Facebook desativado e depois voltei, já que a maioria das pessoas que eu conheço está lá e ele facilita bem o contato.

Agora tenho acessado (ou pelo menos tentado) o Facebook apenas uma vez na hora de ir pra casa depois do trabalho. Além disso a Internet fica desabilitada no meu smartphone durante o dia.

TV & Netflix:


Quem nunca passou horas assistindo maratonas de séries que atire a primeira pedra. (inclusive saiu um artigo esses dias falando que as maratonas podem esconder sentimentos de solidão e depressão)

Eu mesma sou louca por desenhos, os queridinhos da vez são SpongeBob SquarePants e The Penguins of Madagascar. Mas tenho tentado diminuir o tempo que gasto com isso.

Aproveito a hora das refeições em casa ou algumas horinhas no sábado pra me entreter com isso e distrair um pouco da rotina. Com o cuidado para não acabar passando o dia todo na frente da TV.

Maratonas de série? Nem pensar!

Um sono melhor:

Muita gente reclama que não consegue dormir cedo mesmo quando tem que acordar cedo no dia seguinte.

Eu já postei aqui no Blog algumas dicas de Como dormir igual a um bebê e Como relaxar.

Uma coisa que tem me ajudado bastante é não utilizar o smartphone antes de dormir, pelo menos uns 20 minutos antes de deitar eu me desconecto e relaxo para descansar antes de encarar o próximo dia.

Bônus- Atividade Física:

Eu sou bem sedentária mas resolvi ceder um pouco para ter uma vida melhor.
Começarei a fazer Pilates em breve e espero me sentir mais disposta ainda!
(conto as novidades depois)


Espero que essas dicas ajudem vocês assim como tem me ajudo e pretendo compartilhar aqui minhas outras aventuras nessa busca por uma vida melhor e mais produtiva. =)

3 comentários:

  1. Sabe quando você concorda com tudo q leu, mas faz tudo ao contrário! kkkk #BemEu
    Então... Dicas anotadas! Agora é coloca-las em prática! Dá aula disso please! rs

    Muito bom, vale a pensa repensar tudo mesmo, a rotina, o que é mais importate. e sempre a qualidade de vida tem que estar em primeiro lugar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil Thatá! Tem dias que eu também me perco e faço tudo ao contrário. Mas pra tornar tudo isso um hábito, temos que repetir e repetir e repetir.

      Desvios no caminho são inevitáveis, a diferença está em voltar o mais rápido possível pros eixos!

      Beijos!

      Excluir
  2. Adorei as dicas! Mas como a Thamilis disse as vezes faço tudo ao contrário.

    Bacana demais o blog.

    Bjos

    ResponderExcluir