domingo, 24 de março de 2013

Passo a passo para transformar uma ideia em realidade com Bel Pesce


No último dia 21 de março tive a oportunidade de assistir uma aula de Empreendedorismo com a Bel Pesce, a menina do vale, promovida pelo EasyAula.

Pra quem não conhece a Bel, ela lançou o Livro A Menina do vale, como o empreendedorismo pode mudar sua vida. Estudou no MIT, trabalhou em gigantes como Microsoft e Google e em algumas startups do Vale do Silício. Agora ela está de volta ao Brasil lançando o programa FazINOVA, com cursos de empreendedorismo.



Teoria e conceitos de empreendedorismo se encontra aos montes na internet, em livros e até numa mesa de bar, é um assunto muito atual e rico em conteúdo. A diferença está na hora de colocar em prática e seguir esses princípios, pode parecer simples, mas não é.

A maioria dos conceitos apresentados são familiares pra quem trabalha com desenvolvimento de produtos digitais: Lean - MVP - Geração de Modelo de Negócio.

A primeira coisa a ser feita ao ter uma ideia é reduzir ao máximo as opções e chegar em uma implementação simples o suficiente para validar a ideia e que ao mesmo tempo agregue valor (o que vemos constantemente é que muitas áreas de negócio idealizam um produto gigantesco com milhões de features, passam muito tempo tornando-o "perfeito" e no fim, acabam descobrindo que isso não é o que o usuário realmente queria = perda de tempo e dinheiro).

O segredo é começar pensando pequeno e depois ir acrescentando funcionalidades conforme o feedback dos usuários (ninguém melhor do que eles para saber o que os atende), como prega o Lean: inovação contínua!

Um dos cases de exemplo citados do que não se deve fazer foi o da WebVan (mais aqui ), que resumidamente investiu em uma ideia mirabolante sem antes validar se a relação custo/benefício valeria a pena.

Outro conceito que nós de tecnologia também tentamos disseminar as áreas de negócio é o MVP: dividir a ideia em várias fases/partes e validá-las com o mínimo de esforço possível (antes de desenvolver um site com 100 páginas, por exemplo, que tal começar com um Blog e crescer gradualmente). Se necessário, também pode-se "pivotar" sua ideia, torná-la mais específica, mudar de foco, o importante é experimentar. Além de se utilizar de métricas para avaliar seus resultados.

Alguns exemplos favoráveis citados foram o do Facebook, que começou com uma página que continha a foto e uma bio da pessoa, e o Twitter cujo primeiro protótipo foi um desenho em folha de papel.

Esses conceitos também podem ser utilizados na hora de priorizar as história de desenvolvimento, pode-se mostrar algumas funcionalidades, ver a recepção das pessoas (o que é mais importante pra elas) e priorizar as histórias que vão te trazer mais valor.

Antes de começar a implementação de uma ideia também é interessante verificar quais são os pontos contrários e ter sempre um plano de contingência caso isso aconteça.

A Bel também mostrou um bom script que podemos seguir ao ter uma ideia:

1 - Verificar qual o potencial de mercado da ideia;
2 - Quebrar a ideia em hipóteses;
3 - Organizar as hipóteses;
4 - Testar as hipóteses;
5 - Mudar se necessário;
6 - Testar novamente;

Focando sempre na pesquisa e validação de hipóteses!!

O mais interessante da aula, na minha opinião, foi a parte prática, ver uma ideia e fomentar as hipóteses, avaliar os prós e contras e validá-las. Os verdadeiros insights ocorrem nos momentos de discussão entre as pessoas, não importa se é um projeto entre amigos ou um produto de uma grande corporação.

Espero que gostem do texto e recomendo a leitura do livro da Bel.



Até a próxima!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Stoos Connect Amsterdã-Rio

Em janeiro de 2012, um grupo diversificado de 21 pessoas, incluindo executivos seniores, estrategistas de negócios, gestores, acadêmicos e profissionais de desenvolvimento Lean / Agile de quatro continentes, se reuniram em Stoos, Suíça, criando a Stoos Network:

"Nós acreditamos que descobrimos algumas das características comuns para um caminho melhor. Por exemplo, que as organizações podem se tornar redes de aprendizado para indivíduos que criam valor, e que o papel dos líderes deve incluir a administração da vida, ao invés da gestão da máquina.


Mais importante, nós nos comprometemos a continuar o nosso trabalho. Um problema deste tamanho vai exigir muitas mentes e corações. Nós gostaríamos de ouvir sua voz e sua experiência. Nos ajude a levar a conversa adiante, juntando-se a nós pelo Grupo no Linkedin ou através do twitter pela hashtag #stoos.

Vamos iniciar a transformação, antes que seja tarde demais.

Stoos21."



Um ano após essa reunião convocada pelo Peter Stevens (mais informações aqui), no dia 25 de janeiro de 2013 aconteceu em Amsterdã o Stoos Connect.


O evento foi transmitido ao vivo para várias cidades do mundo e aqui no Brasil houveram duas concentrações, uma em São Paulo na AdaptWorks e no Rio de Janeiro na XP Investimentos, evento que foi apoiado pela comunidade ágil no país.

Foram diversas palestras que contaram com nomes conhecidos do público brasileiro, como Jurgen Appelo, autor do livro e respectivo treinamento "Management 3.0" (Gestão 3.0), Dan Pink, autor do livro "Drive: The Surprising Truth About What Motivates Us" (Direção: A surpreendente verdade sobre o que nos motiva) e Niels Pflaeging, autor do livro "Liderando com Metas Flexíveis", e um dos principais pensadores globais sobre Beyond Budgeting (Além da visão de custos).

O  Paulo Vasconcellos publicou um breve resumo sobre o evento.

O site oficial tem o nome de todos os palestrantes e os contatos, assim como os títulos das palestras e os slides, que aos poucos estão sendo disponibilizados. A organização do evento afirma que em breve os vídeos também estarão acessíveis. Fique ligado.

Essa é a galera do Rio Agile que acompanhou o evento aqui no Rio.



"Let’s start the transformation, before it’s too late"

Samanta Cicilia e Leonardo Nunes