domingo, 24 de março de 2013

Passo a passo para transformar uma ideia em realidade com Bel Pesce


No último dia 21 de março tive a oportunidade de assistir uma aula de Empreendedorismo com a Bel Pesce, a menina do vale, promovida pelo EasyAula.

Pra quem não conhece a Bel, ela lançou o Livro A Menina do vale, como o empreendedorismo pode mudar sua vida. Estudou no MIT, trabalhou em gigantes como Microsoft e Google e em algumas startups do Vale do Silício. Agora ela está de volta ao Brasil lançando o programa FazINOVA, com cursos de empreendedorismo.



Teoria e conceitos de empreendedorismo se encontra aos montes na internet, em livros e até numa mesa de bar, é um assunto muito atual e rico em conteúdo. A diferença está na hora de colocar em prática e seguir esses princípios, pode parecer simples, mas não é.

A maioria dos conceitos apresentados são familiares pra quem trabalha com desenvolvimento de produtos digitais: Lean - MVP - Geração de Modelo de Negócio.

A primeira coisa a ser feita ao ter uma ideia é reduzir ao máximo as opções e chegar em uma implementação simples o suficiente para validar a ideia e que ao mesmo tempo agregue valor (o que vemos constantemente é que muitas áreas de negócio idealizam um produto gigantesco com milhões de features, passam muito tempo tornando-o "perfeito" e no fim, acabam descobrindo que isso não é o que o usuário realmente queria = perda de tempo e dinheiro).

O segredo é começar pensando pequeno e depois ir acrescentando funcionalidades conforme o feedback dos usuários (ninguém melhor do que eles para saber o que os atende), como prega o Lean: inovação contínua!

Um dos cases de exemplo citados do que não se deve fazer foi o da WebVan (mais aqui ), que resumidamente investiu em uma ideia mirabolante sem antes validar se a relação custo/benefício valeria a pena.

Outro conceito que nós de tecnologia também tentamos disseminar as áreas de negócio é o MVP: dividir a ideia em várias fases/partes e validá-las com o mínimo de esforço possível (antes de desenvolver um site com 100 páginas, por exemplo, que tal começar com um Blog e crescer gradualmente). Se necessário, também pode-se "pivotar" sua ideia, torná-la mais específica, mudar de foco, o importante é experimentar. Além de se utilizar de métricas para avaliar seus resultados.

Alguns exemplos favoráveis citados foram o do Facebook, que começou com uma página que continha a foto e uma bio da pessoa, e o Twitter cujo primeiro protótipo foi um desenho em folha de papel.

Esses conceitos também podem ser utilizados na hora de priorizar as história de desenvolvimento, pode-se mostrar algumas funcionalidades, ver a recepção das pessoas (o que é mais importante pra elas) e priorizar as histórias que vão te trazer mais valor.

Antes de começar a implementação de uma ideia também é interessante verificar quais são os pontos contrários e ter sempre um plano de contingência caso isso aconteça.

A Bel também mostrou um bom script que podemos seguir ao ter uma ideia:

1 - Verificar qual o potencial de mercado da ideia;
2 - Quebrar a ideia em hipóteses;
3 - Organizar as hipóteses;
4 - Testar as hipóteses;
5 - Mudar se necessário;
6 - Testar novamente;

Focando sempre na pesquisa e validação de hipóteses!!

O mais interessante da aula, na minha opinião, foi a parte prática, ver uma ideia e fomentar as hipóteses, avaliar os prós e contras e validá-las. Os verdadeiros insights ocorrem nos momentos de discussão entre as pessoas, não importa se é um projeto entre amigos ou um produto de uma grande corporação.

Espero que gostem do texto e recomendo a leitura do livro da Bel.



Até a próxima!

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