Você se considera uma pessoa reativa ou proativa?
Deixe-me ajudá-los com algumas dicas:
Situação | Proativo | Reativo |
Comete um erro | diz “Enganei-me“, e aprende a lição | diz: “A culpa não foi minha“, e responsabiliza terceiros |
Adversidades | é o melhor dos mestres | sente-se vítima |
Resultado das coisas | depende de si | acha-se perseguido pelo azar |
Tempo | trabalha muito e arranja sempre tempo para si próprio. | está sempre “muito ocupado” e não tem tempo sequer para os seus parentes. |
Promessas | compromete-se, dá a sua palavra e cumpre. | faz promessas e quando falha só sabe justificar-se. |
Habilidades | “Sou bom, mas vou ser melhor ainda”. | “Não sou tão mau assim; há muitos piores que eu” |
Falar | ouve , compreende e responde. | não espera que chegue a sua vez de falar |
Pessoas que sabem mais que ele | respeita e procura aprender algo com eles. | resiste e apenas se fixa nos seus defeitos. |
Compromisso com trabalho | sente-se responsável por algo mais que o seu trabalho. | não se compromete nunca e diz sempre: “Faço o meu trabalho e é quanto basta”. |
Mudanças | “Deve haver uma melhor forma de o fazer. . .” | “Sempre fizemos assim.Não há outra maneira.” |
Problemas/Soluções | é PARTE DA SOLUÇÃO. | é PARTE DO PROBLEMA. |
Visão | consegue “ver a parede na sua totalidade”. | fixa-se “no azulejo que lhe cabe colocar… |
Conseguiu se "rotular"?
Pessoas reativas (como a palavra refere) reagem o tempo todo ao invés de se prepararem para situações cotidianas. Quem nunca ouviu no trabalho aquele famoso "mas antes funcionava" ou "sempre foi assim, para que vamos mudar?" ou ainda "não faz parte do meu trabalho então não vou ajudar".
Esse tipo de atitude é muito ruim não só para sua imagem dentro de uma empresa mas para sua vida num geral. Assumir os erros e estar disposto a resolvê-los é importante.
Diferente disso, pessoas proativas sempre enxergam o todo, assumem os riscos e estão dispostas a melhorar e evoluir. São pessoas que tomam iniciativas de fazer diferente!
Um exemplo que eu vi várias vezes nos últimos dias e que me fez pensar sobre minha própria postura são os e-mails.
No mundo corporativo parece que tudo gira em torno deles. Quem nunca acompanhou aquela tripa de mais de 20 e-mails sobre um problema que seria resolvido em alguns minutos de conversa e acaba virando uma guerra de pessoas culpando as outras ou se defendendo?
Essa é uma ótima oportunidade de avaliar sua postura: procure os últimos e-mails que você respondeu e releia tentando avaliar qual foi sua postura: reativo (se defendendo) ou proativo (disposto a resolver o problema).
Fazendo esse exercício eu pude perceber em que situações estava sendo reativa e me policiar para estar sempre disposta a aceitar feedback e atuar em cima deles.
Até a próxima!
Referências:
Nenhum comentário:
Postar um comentário